.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Barreiras da Diversidade Cultural.



A cultura de massa está com seus dias contados. Com a revolução nos meios de comunicação entramos em uma era onde a cultura de massa dá lugar para uma cultura de nichos. Os saltos técnologicos dados nas áreas da Mobilidade e Internet tornam o mundo cada vez mas global. Apesar disto, os baixíssimos custos de estoques e de distribuição de informações possibilitam uma infinidade de escolhas. Podemos comprar o que quisermos pela Internet, podemos acessar qualquer informação, e o mais importante, podemos encontrar pessoas e comunidades com os mais diversos pontos em comum.

Isto tudo impulsiona as pessoas a buscarem cada vez mais o que querem, sem se importar com os outros, pois sabem, que existe alguem que compartilha dos mesmos pontos de vista ou comportamento. E hoje, é possivel encontrar tais pessoas. Assim, a tendência é cada vez sermos mais autênticos, mas ao mesmo tempo mais confusos, com tanta opção.

Isto, de certo modo é positivo, mas torna muito mais difícil que se crie uma consciência coletiva, ou de unificação nas pessoas. Assim a conscientização das pessoas em torno de um objetivo comum muitas vêzes torna algo basntante difícil.
Hoje, um grande número de ONGs promovem ações voltadas para a ecológia, humanismo, justiça social, distribuição de renda, igualdade, direitos humanos, entre outras; mas ainda atuam de forma totalmente independente e descordenada. Mesmo que estes movimentos tenham muitos pontos em comum, eles não conversam entre si, não atuam de forma integrada.
Tais movimentos poderiam se complementar, unir forças, desenvolver projetos em conjunto. Através de uma abordagem mais holística, as inúmeras ONGs podem promover de forma muito mais eficiente a sustentabilidade na sua forma mais ampla. Somente assim, alcançaremos simultaneamente os objetivos de muitos deste movimentos independentes, como: a diminuição da pobreza, melhor distribuição de renda, redução da mortalidade infantil, redução dos danos ao meio ambiente, melhoria da qualidade de vida, diminuição das desigualdade, preconceito etc.

A tecnologia em si, não é ruim nem boa, se usarmos a Internet como um canal de comunicação entre as pessoas, aproximando profissionais de todas as áreas, pessoas comuns, e todos que compartilham da vontade de chegar a um consenso sobre nosso futuro.....podemos criar o início de algo unificado. Envie seu comentário....exponha seu ponto de vista.......divulgue suas idéias e crie discussões.

Abraço a todos.

Nenhum comentário: