.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Biodiversidade: vale mais que Petróleo


Recetemente assisti a uma entrevista de um dos maiores Pesquisadores na Área de Agroecologia. Trata-se do Professor Miguel Altieri da Universidade de Berkeley. Ele discorreu sobre diversos assuntos, mas o que me chamou a atenção foi o que ele falou sobre A Biodiversidade e Transgênicos.

Hoje empresas gigantes do setor agrícola vendem espécies de grão que são resistentes a herbicidas e que não possuem capacidade reprodutiva. Assim, o produtor fica obrigado a ser uma espécie de "franqueado", pois partir do momento da compra, denpenderá desta empresa para produzir novas safras.

Como estes grão são produzidos em larga escala o custo para o produtor acaba em muitos casos sendo atrativo. Porém existe o risco de acontecer uma contaminação genética. O que quero dizer com isso?

Os gens podem, por processos naturais, se misturar aos grãos produzidos por produtores que preferem manter os grãos naturais (ou msmo ecológicos). Desta forma o que inevitavelmente ocorrerá é que haverá uma uniformização das espécies de grãos. Já temos este processo de contaminação genética ocorrendo com milho, arroz, soja, algodão entre outros. Uma vez desencadeado, é bastante difícil (pra não dizer quase impossível) controlar este processo.

Imagine agora este cenário, somente existe uma espécie de grão, que não tem capacidade reprodutiva.... Agora imagine que apenas uma empresa produza estes grãos... Imagine agora se esta empresa resolve aumentar o preço absurdamente... o que faremos? deixaremos de comer?
Se voçê acha que quem controla o Petróleo tem poder? Imagine quem controlar o estoque de comida no mundo.

Agora imagine que surja uma nova doença (praga) , esta doença ataca as plantas originadas a partir dos grãos transgênicos......imagine que não há mais diversidade genética... em pouco tempo a praga se alastra e mata toda uma espécie de plantas, pois não há novos gens com características de resistência a praga. Será que conseguiremos desenvolver a tempo uma solução para futuras pragas? Sem falar da contaminação de solo, por herbicidas e todos os efeitos indiretos do uso excessivo destes compostos químicos.

O Brasil liberou a produção de trangênicos em muitos estados, mas deveria ter se mantido firme na sua posição anterior de não liberar transgênicos. No futuro poderia ser fonte de diversidade, e isto valerá muito mais que Petróleo.

Nenhum comentário: